Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comissão de candidatos pede ajuda da Ordem para resolver problemas no concurso

    Publicado por OAB - Pará
    há 12 anos

    A Comissão dos Candidatos acompanhados por membros da Asconp - Associação dos Concursados do Pará vieram à Ordem pedir a colaboração da instituição, junto à Secretaria Municipal de Administração - SEMAD, para que seja resolvido os problemas apresentados no último concurso para a Guarda Municipal de Belém, realizado nos dias 29 e 30 de abril deste ano. A comissão foi atendida pelo Ouvidor da Ordem, Dr. Oswaldo Coelho que esclareceu todos os direitos da Comissão.

    Em reunião com o ouvidor, os membros da comissão explicaram que as provas do Teste de Aptidão física (TAF) do concurso público. O exame foi anulado após uma alteração no edital nº 06/2012 do certame, o que mudou significativamente o edital original, prejudicando as candidatas do sexo feminino no Teste de Aptidão Física - TAF. De 54 (cinqüenta e quatro) candidatas, que fizeram o teste, apenas 8 (oito) foram aprovadas, o que demonstrou claramente que o altíssimo índice de reprovação foi conseqüência da mudança do teste e não das aptidões físicas das candidatas. O anúncio foi feito pelo Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cetap) – Empresa responsável pelo concurso.

    Esse problemas já foi resolvido: as candidatas passarão por um novo teste de aptidão física, que estão agendadas para o dia 17 de junho e poderão ser feitas por todos os candidatos que se sentiram prejudicados no exame anterior.

    Agora os candidatos solicitam a ajuda para Ordem para que também possam ter direito a esse benefício. No caso do TAF aplicado aos candidatos do sexo masculino, foram constatadas algumas irregularidades, com: barra de ferro quente, molhada, e balançando com dois candidatos fazendo o teste simultaneamente; no edital não constava proibição do uso de luva, mas na hora da realização do teste foi proibido; segundo o item 9.9 do edital nº 02/2012.

    Segundo o item 9.9 do edital nº 02/2012 o teste deveria ser aplicado por uma comissão composta por profissionais detentores do Curso de Educação Física, em níveis de graduação ou especialização, conforme cada caso, devidamente, reconhecidos pelo Ministério de Educação (MEC), no entanto, ficou comprovado que duas componentes da comissão são alunas da Escola de Educação Física da UEPA; proibiram o acesso do público para assistir as provas, contrariando a transparência do certame.

    Ainda segundo a comissão, as fichas de avaliação do TAF não foram assinadas após os testes pelos candidatos considerados inaptos; a prova de corrida foi prejudicial aos candidatos tendo em vista o numero exagerado de corredores na pista; os avaliadores das provas do TAF agiram com parcialidade, uma vez que, eram muito rigorosos com alguns candidatos, e outros não eram tão exigidos no esforço físico dos testes.

    Outras solicitação feitas ao Ouvidor:

    a - no que diz respeito ao TAF aplicado as candidatas do sexo feminino, que seja disponibilizado um ponto de apoio nos pés, no momento do exercício, conforme determina o edital;

    b - que o teste de barra seja realizado de forma individual, e que a pegada na execução da barra seja livre, e não pronação conforme manda a melhor técnica utilizada nas escolas de educação física, pois somente atletas conseguem realizar exercício físico em pronação;

    c - no que diz respeito ao TAF dos candidatos ao sexo masculino, que o mesmo seja cancelado e os pontos acima citados sejam refeitos ou reavaliados e exigir que os avaliadores físicos, e os guardas municipais eventualmente presentes, às provas, se abstenham de fazer pressão psicológica sobre os candidatos; que seja liberado o uso de luvas, pois não há proibição no edital; que todos os avaliadores do TAF, sejam enquadrados no item 9.9 do edital; que as barras a serem utilizadas no TAF sejam fixadas de modo a não balançarem no ato do exercício; que seja permitido o acesso do público como requisito de transparência do certame.

    O Concurso

    O concurso para guarda Municipal de Belém abriu inscrições no dia 27 de Janeiro até 08 de Março de 2012. As inscrições foram feitas pelo site do Cetap (Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento) e os candidatos deviam ter o nível Médio completo para se inscrever. A primeira etapa do exame foi uma prova objetiva, realizada no dia 01 de abril de 2012. A segunda etapa foi um teste de Aptidão física (TAF) que foi realizado nos dias 29 e 30 de abril.

    O certame oferta 272 vagas de guarda municipal – sendo elas, 245 para homens e 27 para mulheres. O salário é de aproximadamente R$ 2.583,80.

    • Publicações4573
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações132
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comissao-de-candidatos-pede-ajuda-da-ordem-para-resolver-problemas-no-concurso/3107968

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)