Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Movimento Diretas Já na OAB Nacional tem encontro em Salvador

    Publicado por OAB - Pará
    há 12 anos

    Movimento Diretas Já na OAB Nacional tem encontro em Salvador

    Projeto de Lei 2916/11

    O movimento “Diretas Já na OAB Nacional” está hoje, 29, em Salvador para discutir a proposta de eleições diretas para presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, já prevista em projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional, o PL 2916. O encontro acontece em um jantar de adesão no Barbacoa, às 20h.

    A proposta de eleições diretas para presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, principal bandeira do movimento, foi defendida com pioneirismo no Conselho Federal da OAB, no ano passado, pelos conselheiros baianos Luiz Viana Queiroz e Durval Ramos Neto, por meio da campanha Quero Votar OAB ( http://www.querovotar.org ), que exigia a realização de um plebiscito para consultar a classe sobre a adoção de eleições diretas na Ordem.

    A proposta do plebiscito foi rejeitada pelo Conselho Federal da OAB, mas a semente estava plantada. A ideia das diretas já na Ordem teve a adesão de milhares de advogados e juristas renomados como Paulo Bonavides, considerado por muitos o maior constitucionalista do Brasil, e mesmo excluída da programação oficial da Conferência Nacional dos Advogados, realizada em novembro de 2011, em Curitiba, foi defendida por vários palestrantes e se alastrou pelo Brasil.

    A classe dos advogados seria finalmente consultada sobre eleições diretas na Ordem por meio de uma pesquisa Ibope realizada entre 29 de fevereiro e 6 de março, que apontou que 84% dos advogados brasileiros querem votar para presidente nacional da OAB. O resultado deflagrou uma campanha nacional pelas diretas já em todo o país ( http://diretasjaoab.com.br ), que chega à Bahia nesta terça-feira (29) e pretende reunir grandes nomes da advocacia da Bahia e também jovens advogados, insatisfeitos com a forma de escolha de seu presidente nacional.

    Confirmaram presença no evento os conselheiros federais Luiz Viana Queiroz, Durval Ramos Neto e Silvia Cerqueira, que também preside a Comissão Nacional de Promoção da Igualdade do Conselho Federal da OAB, além dos conselheiros seccionais da OAB/BA Maurício Dantas Góes e Góes e Fernando Moreira.

    O valor do jantar de adesão é de R$ 76. Lá, os advogados baianos que querem uma OAB renovada e mais democrática irão conhecer e debater as ideias do Movimento Renova OAB -Diretas Já.

    Fonte: www.querovotar.ogr

    • Publicações4573
    • Seguidores20
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações69
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/movimento-diretas-ja-na-oab-nacional-tem-encontro-em-salvador/3135591

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)